Conselho Regional de Contabilidade do AmazonasConselho Regional de Contabilidade do AmazonasConselho Regional de Contabilidade do Amazonas
(92) 3236-8718
Rua Libertador, 472, Bairro Nossa Senhora das Graças
Conselho Regional de Contabilidade do AmazonasConselho Regional de Contabilidade do AmazonasConselho Regional de Contabilidade do Amazonas

II Fórum CRCAM Voluntário destacou as oportunidades da área do Terceiro Setor para os profissionais da Contabilidade

  • Home
  • Inicial
  • Notícias
  • II Fórum CRCAM Voluntário destacou as oportunidades da área do Terceiro Setor para os profissionais da Contabilidade

Com o tema “Responsabilidade Social Gerando Lucros: O sucesso do Terceiro Setor na aplicação de recursos” o Conselho Regional de Contabilidade Do Amazonas (CRCAM), por meio da Comissão CRCAM Voluntário, promoveram na última sexta-feira, 26/05 o II Fórum CRCAM Voluntário da Classe Contábil. O evento aconteceu no auditório do Teatro Uninorte, unidade 6, Centro de Manaus/AM. O Fórum teve como objetivo apresentar aos profissionais da Contabilidade a importância das oportunidades como nicho profissional para Classe Contábil. Além de destacar temas relevantes como as Vantagens da Implantação dos Fundos dos Municípios, Prestação de Contas das Parcerias do Terceiro Setor e Contabilização dos Recursos nas entidades etc.

Compuseram a Mesa de Autoridades: a presidente do CRCAM, Joseny Gusmão, o conselheiro Federal representando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Junior, conselheira Federal, Lucilene Viana, coordenadora da Comissão CRCAM Voluntário, Maria Augusta Andrade, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, Jorge Wagner Lopes, e o delegado da Receita Federal do Brasil em Manaus, Eduardo Badaró.

Na abertura a presidente do CRCAM, desejou boas vindas aos participantes e destacou a importância do profissional da Contabilidade, para o Terceiro Setor. “O contador que trabalha no Terceiro Setor tem um papel fundamental, ele vai atuar a fim de manter entidades sem fins lucrativos dentro da legislação, resultando em um bom planejamento financeiro,” pontuou.

Em sua 2ª edição o Fórum foi uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências entre contadores, técnicos em contabilidade, estudantes e representantes de várias entidades governamentais. Debates e discussões acerca de vários temas foram colocados em questão para o público.

Pela parte da manhã a programação iniciou com a palestra Magna, intitulada “As vantagens da Implantação dos Fundos no Município” que foi ministrada pela contadora especialista em Terceiro Setor, Fátima Dragoni. Onde abordou o levantamento de arrecadação dos municípios com os Fundos da Criança e Adolescência e dos Fundos do Idoso Regular. Em seguida, veio a palestra do Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr.Vitor Fonseca que destacou sobre o tema, “Fundo Municipal da Pessoa Idosa: o que o profissional de contabilidade precisa saber”, em seguida outra participação de destaque, foi a do Delegado da Receita Federal do Brasil em Manaus/AM, Eduardo Badaró, que abordou o tema “ A Receita Federal e o Repasse das destinações aos Fundos.

Pela parte da tarde dando continuidade na programação, foi apresentada a palestra intitulada “Prestação de Contas das Parcerias do Terceiro Setor”, ministrada pela economista e diretora do departamento de Administração/Finanças da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Hildaléa Reis que destacou a iniciativa do evento de grande relevância para os profissionais da Contabilidade. “Pude perceber que foi um momento de esclarecimento, orientação e conscientização sobre a importância da contabilidade no terceiro setor. Sugiro, se possível, um próximo evento com mais participação dos representantes das Organizações da Sociedade Civil”, relatou.

“Contabilização dos Recursos” nas entidades foi o tema da segunda palestra da tarde ministrada pelo contador e consultor de Empresas e Organizações Sociais, Tadeu Vieira. Que destacou de suma importância o tema ministrado. “O assunto abordado traz uma visão sistêmica da gestão de uma entidade do Terceiro Setor para que ele possa se guiar na orientação para o bom planejamento e execução do trabalho Contábil”, contou.

O Fórum encerrou a programação com apresentação de umTalk Show, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

 

 Por Comunicação, CRCAM