CRCAM participa do treinamento de fiscalização no CRCSP

Fiscais, coordenadores e representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) participam, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, de um treinamento na sede do CRCSP sobre as recentes mudanças na legislação voltada à contabilidade das micro e das pequenas empresas.

Com o tema “Conformidade das Demonstrações Contábeis segundo TG 1001 e TG 1002 – Abordagem da Fiscalização”, o treinamento foi ministrado pelo doutor em Controladoria e Contabilidade Tiago Nascimento Borges Slavov, no auditório do CRCSP.

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, a coordenadora de Fiscalização do CFC, Franciele Carini, e o diretor de Tecnologia e Infraestrutura do CRCSP, Domingos Sávio Mota, fizeram a abertura do treinamento e destacaram a importância da fiscalização dos Conselhos de Contabilidade.

“O objetivo deste treinamento é atualizar e aprimorar as equipes de fiscalização de todo o país, porque o trabalho que vocês executam é sofisticado e exige um conhecimento profundo sobre as normas que regem a atividade contábil. A partir já deste exercício iremos intensificar o foco da fiscalização na análise das demonstrações contábeis, atestando assim a qualidade do trabalho dos profissionais contábeis e contribuindo cada vez mais para a valorização da nossa profissão”, declarou a vice-presidente Sandra.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, também deixou uma mensagem de boas-vindas a todos. “Estive recentemente em uma atividade do Tribunal de Contas da União (TCU) e eles valorizam muito a atividade dos Conselhos, em especial a fiscalização. Eles dizem que se não houvesse fiscalização, não teria sentido existirem os Conselhos de Profissão Regulamentada”, declarou o presidente Maion, que desejou um ótimo treinamento a todos.

Tiago Slavov tratou sobre as recentes atualizações na elaboração das demonstrações contábeis das micro e das pequenas empresas trazidas pelas normas NBC TG 1001 e NBC TG 1002 e as mudanças trazidas por elas na atuação dos Conselhos de Contabilidade.

O treinamento aliou teoria e prática, com espaço para sanar as principais dúvidas dos participantes e testes sobre questões práticas do dia a dia dos fiscais do Sistema CFC/CRCs. “Estes dois dias são uma continuação do treinamento online que realizamos em março. Agora teremos a oportunidade explorar novos aspectos e tratar de forma mais prática sobre as mudanças trazidas pelas normas NBC TG 1001 e 1002”, explicou Slavov.

A dispensa das notas explicativas para aqueles que são obrigados ao cumprimento da NBC TG 1002, a existência de novas exigências para as microempresas e maior alinhamento destas com as normas aplicáveis às organizações de pequeno e médio portes foram alguns dos tópicos tratados por Tiago Slavov.

“É importante que os profissionais da contabilidade saibam que a fiscalização dos Conselhos de Contabilidade está atenta e preparada para averiguar os procedimentos de observância às normas contábeis”, concluiu o palestrante.