O I Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que ocorreu, no ano de 1991, na cidade do Rio de Janeiro, junto com a 43ª Convenção dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro, foi o marco para que milhares de mulheres contabilistas pudessem levar adiante o objetivo de promover o aprimoramento técnico-cultural, por meio de ações de incentivo a uma maior participação das contabilistas na vida social e política do País.
Vale ressaltar que o projeto “Mulher Contabilista”, fundamentalmente, destaca o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo. No ano de 1992, foi realizado na cidade de Salvador (BA), o II Encontro, que, com um número mais expressivo de participantes, definiu metas e estratégias para o papel da profissional. Em 1999, Maceió (AL), o III Encontro da Mulher ganhou força e despertou a atenção das profissionais da categoria.
A expressão maior do Projeto aconteceria, no IV Encontro, em 2003, em Belo Horizonte (MG). Naquela ocasião, personalidades da política e do meio artístico, como a senadora Heloísa Helena e a atriz da Rede Globo de Televisão Eliane Giardini prestigiaram o evento e discutiram o papel da mulher na sociedade. Durante três dias, questões como a desigualdade nos salários, a jornada múltipla e a competitividade foram debatidos entre as participantes.
Mas foi no V Encontro, realizado em Aracaju (SE), que mais de 1,3 mil contabilistas discutiram e definiram assuntos que iam desde políticas públicas a qualidade de vida. A abertura oficial do evento aconteceu no dia 19 de maio de 2005, no Teatro Tobias Barreto. O ex-presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho e outras personalidades da classe contábil compuseram a mesa de honra. Em seu discurso, o ex-presidente deixou sua marca. “Acabou-se o tempo em que nós, homens, caminhávamos à frente das mulheres. Descobrimos que temos que tê-las ao nosso lado para que, juntos, possamos construir um País mais igualitário, mais justo e socialmente mais feliz”.
O VI Encontro Nacional da Mulher Contabilista realizado de 7 a 9 de junho de 2007 em Florianópolis, superou todas as expectativas. O número de inscritos somou 2.103 participantes, lotando o auditório do Centrosul. Foram três dias de intensa atividade, incluindo várias palestras técnicas, talk show, peça de teatro e duas noites de confraternização.
O VII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, realizado de 7 a 9 de maio de 2009, em Vitória-ES teve como lema: “A força da união: ação, conquista e vitória!” A programação foi composta por painéis e palestras de especialistas de renome nacional, além de momentos para o entrosamento e a descontração, com peça de teatro e festa temática.
Em 2011 a oitava edição do evento foi realizada de 19 a 21 de maio em Caldas Novas-GO e teve como lema : Mulher: conhecimento, Criatividade e Leveza. Contou com palestrantes renomados como o Maestro João Carlos Martins e o Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, José Roberto Guimarães. E teve como destaque o consagrado talk show O preço das conquistas, conduzido pela jornalista Renata Ceribeli.
Para 2013 e 2015 as sedes serão Santos-SP – à bordo de um luxuoso transatlântico; e Foz do Iguaçu, respectivamente.
Hoje as mulheres representam 41% dos profissionais da Contabilidade. Ao todo, são cerca de 201.367* mulheres contabilistas em plena atividade.
* Dados referentes a setembro de 2010