A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o CRCAM para receber sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e sugestões de simplificação (Simplifique!) referentes aos diversos serviços prestados pelo Conselho.
O trabalho da Ouvidoria segue as diretrizes da Lei n.º 13.460/2017 e Resolução CFC n.º 1.544/2018.
Como atua a Ouvidoria do CRCAM
A Ouvidoria funciona como um canal de comunicação rápido e eficiente, estreitando a relação entre a sociedade e o CRCAM.
As demandas são recebidas por meio de sistema informatizado, com o objetivo de propiciar ao cidadão mais facilidade no encaminhamento e no acompanhamento de suas demandas.
O prazo para respostas às manifestações é de 30 (trinta) dias, conforme a Lei n.º 13.460/2017.
Como Painel de Dados da Ouvidoria do Sistema CFC/CRCs
O painel é uma ferramenta que reúne informações sobre as manifestações que o Sistema CFC/CRCs recebe diariamente via sistema.
A ferramenta permite pesquisar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
O painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem os profissionais da contabilidade e sociedade no exercício do controle por meio da participação social.
Acesse o Painel de Dados aqui.
Relatório de Gestão
- Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCAM – 2022
- Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCAM – 2021
- Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCAM – 2020
- Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCAM – 2019
Tipos de manifestações
• Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público pelo CRCAM.
• Denúncia: comunicação de prática de irregularidade ou ato ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
• Elogio: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
• Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pelo CRCAM.
• Solicitação: pedido para adoção de providências relativas aos serviços prestados pelo CRCAM.
• Simplifique: quando houver exigência injustificável ou necessidade de revisão de procedimentos ou normas pelo CRCAM.
Tanto a confirmação do registro da demanda quanto a resposta final serão enviadas diretamente para o e-mail informado. Caso não as receba, orientamos que verifique sua caixa de spam.
Para atualização de dados cadastrais (e-mail, endereços e telefones), solicitação de senha de acesso ao cadastro pelo portal através dos “SERVIÇOS ONLINE” ou informações sobre débitos em aberto e formas de negociações, envie e-mail para regularize@crcam.org.br.