• Profissionais da Contabilidade são homenageados em comemoração ao “Dia do Contador”

Profissionais da área de Contabilidade receberam certificados de homenagem pelo ‘Dia do contador’, comemorado no dia 22 de setembro, e pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus, durante Sessão Especial, realizada nesta sexta-feira (22), no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de autoria do vereador Professor Fransuá (PV).

A Sessão Especial, presidida pelo autor da iniciativa, teve a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC/AM), Manuel Carlos Júnior, da vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, Lucilene Florêncio Viana, do controlador geral do Estado, Alessandro Moreira da Silva, da vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade, Edna Maria Dinelli, do presidente da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas – ACCAM, Armínio Pontes, do vereador Wallace Oliveira (PODE), presidente da Comissão de Ética da CMM, do vereador Everton Assis (DEM), além de estudantes de Contabilidade.

Durante a solenidade, a contadora Edna Maria Dinelli, recebeu placa de homenagem, assim como, os contadores Armínio Pontes, Lucilene Viana, Manoel Carlos Júnior que receberam certificado de honra ao mérito, pelo ‘Dia do Contador’ e pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus.

Em breve discurso, Fransuá ressaltou a honra de presidir a homenagem que comemora a data especial aos profissionais da área que realizam o planejamento tributário das empresas, visando o pagamento justo, de acordo com as exigências fundamentais da profissão. “É uma das inúmeras atribuições do contador. Tenho honra de conviver com respeito com assessores em meu gabinete”, disse o autor da homenagem, ao observar, que, entre suas  propostas está o pacote anticorrupção para fortalecer o controle interno do Município.

“Aprovar esse pacote de medidas será uma das minhas bandeiras aqui nesta Casa. Quero deixar toda a minha gratidão e respeito pelo profissional da Contabilidade”, completou o parlamentar.

Edna Maria Dinelli ressaltou que homenagem reconhece o valor dos mais de 500 mil contadores do Brasil que colaboram para importantes decisões das gestões públicas e empresas privadas. “Somos guardiões do patrimônio e das entidades privadas e publicas, fornecendo informações necessárias para as grandes decisões. A nossa profissão é uma poderosa ferramenta de gestão no combate à corrupção e sonegação”, comemorou a vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade.

Por sua vez, o presidente do Conselho Regional do Amazonas, Manoel Carlos de Oliveira Junior, destacou que o contador é essencial para transparência e desenvolvimento do País. “Temos ciência da informação e do controle social pautados pela ética e zelo”, disse o presidente.

“A contabilidade busca harmonia e equilíbrio das empresas”, resumiu o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas, Arminio Pontes.

Por sua vez, Alessandro Moreira Silva disse a contabilidade evidenciou e continua evidenciando a má gestão dos serviços públicos e que todas as transformações decorrente da necessidade de um pais melhor, só será possível com a participação dos contadores. “Temos um papel fundamental de evidenciar a corrupção e mostrar para a sociedade. A transparência passa muito pela ação dos profissionais da contabilidade. Sou testemunha dos esforços para clareza da sociedade”, frisou o controlador geral do Estado.

Na oportunidade, Wallace Oliveira ressaltou que a classe é necessária e importante para o contexto administrativo. “É extremamente importante o trabalho que vocês contadores desenvolvem, além de ser uma classe reunida e consolidada, sempre na busca do melhor para Manaus e a para Nação”, destacou o vereador.

Sobre a data

O Dia do Bacharel em Ciências Contábeis é comemorado a partir do Dia 22 de setembro de 1945, data que foi criado o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais, através do Decreto-lei nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

O Dia do Contabilista é celebrado no dia 25 de abril. Entretanto, a partir de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o dia fosse chamado de Dia do Profissional da Contabilidade.

A escolha do dia 25 de abril como Dia do Contabilista foi criada em 1926, no mesmo dia em que o Senador João Lyra foi homenageado como o patrono dos contabilistas, já que foi ele que instituiu a data. Um detalhe marcante da vida de Lyra foi ter sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros em dezembro de 1925.

A data foi oficialmente aplicada ao calendário brasileiro apenas em 1979, através da Lei Estadual nº 1.989.

Contabilista e contador são duas palavras diferentes, embora na lei não exista uniformidade sobre os conceitos. De todo modo, o Dia o Contador é comemorado em 22 de setembro.

Hoje a profissão é vista como um instrumento de controle do patrimônio das empresas e dos órgãos governamentais. Literalmente, a Contabilidade se tornou a alma da empresa, independentemente do porte ou segmento.

No Brasil, já são maias de 500 mil contabilistas. No Amazonas já existem 7,2 mil profissionais da área.