CRCAMCRCAMCRCAM
(92) 98484-6471
Rua Libertador, 472, Bairro Nossa Senhora das Graças
CRCAMCRCAMCRCAM

Setor de Fiscalização do CRCAM realiza mais de 1300 ações em 2017

O Setor de Fiscalização do CRCAM realizou uma atividade intensa junto às organizações contábeis e profissionais de Contabilidade no ano de 2017. De janeiro a dezembro, a Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina atuou em 1.392 ações. Sendo 696 Diligências Eletrônicas, 308 Autos de Infração, 290 Processos e outras 98 ações referentes ao ano de 2016.

Destaca-se que das 1.392 ações realizadas pela Câmara de Fiscalização, 192 foram fiscalizações em organizações contábeis, 95 em empresas comerciais, 12 em entidades sem fins lucrativos, 6 em instituições financeiras, 79 em órgãos públicos e 214 em profissionais ativos e inativos, 94 ações para combate aos leigos, 200 denúncias, 13 municípios visitados, 487 processos encaminhados em grau de recursos entre processos de Fiscalização e Ética.

Com o evento do trabalho de fiscalização rotineira, os profissionais e as organizações contábeis tiveram seus registros aptos para o exercício da profissão, conforme explica a Coordenadora do Setor, contadora Ana Cristina Cabral. De acordo com ela, todo o serviço de fiscalização é eletrônico com visitas in loco para o combate aos leigos. Ao serem contactados pelos fiscais, as organizações e os profissionais devem enviar em torno de nove tipos de documentação ao setor do CRCAM. São eles: Decore, Contrato, Demonstração Contábil, Perícia, Auditoria, Escritura Contábil, Certidão de Regularidade, Termo de Abertura e Encerramento do Livro Diário e Carta de Responsabilidade da Administração.

O Presidente do CRCAM, contador Manoel Júnior, informa que o trabalho se intensificará neste ano de 2018 e as organizações contábeis e os profissionais que não atenderem a solicitação da Fiscalização no prazo estipulado pelo setor poderão ser autuados nos termos da Legislação vigente.

A Vice-Presidente da Câmara de Fiscalização, contadora Joseny Gusmão explica que o setor atua em parceria com mais três outros setores do Regional, a Cobrança que emite os boletos para o profissional se regularizar financeiramente, o Registro, responsável pela homologação do registro profissional e o de Desenvolvimento Profissional que está sempre oferecendo aos profissionais a oportunidade de cumprirem o plano da Educação continuada. “Nesse ano de 2018 os profissionais de Contabilidade estarão obrigados a cumprir no mínimo 40 pontos para se manterem regularizados com a sua habilitação profissional”, informa.

 

  • Autor: Assessora de Comunicação Dione Santana 
  • Data: 24/01/2018